sábado, 8 de dezembro de 2012

Hoje tem ManiFesta! Festival das Artes no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura


Foto: Divulgação
O ManiFesta! Festival das Artes traz a proposta de promover a transversalidade das artes e o intercâmbio entre as diferentes linguagens, agregando a classe artística contemporânea cearense e fomentando reflexões acerca da produção cultural atual. Ao firmar-se no calendário anual, o festival se apresenta como um movimento de amostragem, uma janela sempre aberta para exibir a diversidade da produção artística autoral cearense.

O 1º ManiFesta! aconteceu no Theatro José de Alencar em Fortaleza, no dia 18 de setembro de 2010, inspirado no movimento Massafeira Livre, que aconteceu no mesmo local em 1979. O festival foi erguido pela própria classe artística e acabou tomando formato de uma maratona cultural com mais de 12 horas consecutivas de duração, onde se apresentaram mais de 350 artistas cearenses atuantes na cena cultural contemporânea, para um público de 5 mil pessoas.

Em 2011, o festival se mudou para o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e ocorreu no dia 19 de novembro, também com 12 horas de programação ininterruptas. Porém desta vez, foram ocupados 8 espaços do Dragão do Mar simultaneamente, onde se apresentaram 430 artistas em 130 apresentações de todas as linguagens artísticas, para mais de 10 mil pessoas! Além das apresentações, foram promovidas oficinas e debates abordando temas como a arte contemporânea, a produção cultural local e a cidade.

"Este ano serão 680 artistas se apresentando em uma única noite, espalhados por 10 ambientes do Dragão do Mar. Agora já é! O ManiFesta somos nós, é feito aqui, made in Ceará, pra quem quiser ver. Está claro que não precisamos de artistas de fora pra aglomerar grande público, nem pra realizar propostas inovadoras. A inspiração está fervilhante na terra da luz e estamos aqui pra mostrar pra quê viemos! Manifestem-se, que esse ano vai ser super!".

Confira a programação completa do evento aqui!
[Fonte: Manifesta - Festival das Artes]

Serviço
III ManiFesta! Festival das Artes
Data/Horário: 08 de Dezembro de 2012 / 18h - 06h
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário